quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TABELA NÃO GARANTE EQUILÍBRIO NO ESTADUAL

CampeonatoMaranhense
A Federação Maranhense de Futebol (FMF) e os nossos times não aprendem mesmo a fazer um campeonato de forma clara e equilibrada. Um verdadeiro absurdo o que os Antonios da FMF estão querendo fazer com os clubes com a tabela que considero mal elaborada.

Previsto para começar no dia 24 de janeiro de 2016, a fórmula de disputa prevê na primeira fase do primeiro turno apenas três jogos e quatro na primeira fase do returno.
Uma equipe por exemplo que for mal logo na primeira partida terá pouca chance de se classificar para ir à final do primeiro turno.
Não existe equilíbrio, pois a fórmula deveria garantir ida e volta. Assim cada equipe teria o mesmo número de jogos em seu mando de campo.
Sabe o que pode acontecer novamente? Se uma equipe grande, por exemplo for mal em um dos jogos além de ficar fora das finais do turno, ainda corre risco de rebaixamento. Vejam só que uma equipe será rebaixada após apenas sete jogos.
O Araioses por exemplo faz dois jogos em casa contra Moto e Sampaio. E sai apenas uma vez para enfrentar o São José. O São José é o grande beneficiado pois faz as três partidas em casa.
No outro grupo, Santa Quitéria e Cordino fazem dois jogos em casa. Imperatriz e MAC apenas um num total desequilíbrio.
O Santa Quitéria é ainda mais beneficiado no returno, pois recebe em casa Sampaio em Moto. Em seguida recebe os adversários mais fracos em casa. Será que isso tem o dedo de alguém agindo nos bastidores?
Américo alega que não tem data e até me desafiou a fazer uma tabela e mostrar as datas. Ora, bolas não é papel meu fazer tabela, mas é obrigação dele fazer uma competição que mantenha equilíbrio e estabeleça o princípio da igualdade entre as equipes.
Acredito que os clubes deveriam repensar essa primeira fase e exigir da Federação que garanta ida e volta. Estou fazendo este alerta agora até porque depois que a bola rolar será tarde demais.

Vejam só o que estou falando agora….

Nenhum comentário:

Postar um comentário