sexta-feira, 17 de outubro de 2014

ESPECIALISTAS DIZEM QUE ACUSAÇÕES EM CAMPANHA NÃO DÃO VOTO



Especialistas ouvidos pelo GLOBO concordam que os candidatos Aécio Neves e Dilma Rousseff apostaram em ataques pessoais e desconstrução moral do adversário como principal tática no debate do SBT.

Enquanto a petista acusava o tucano de empregar parentes e insinuava que ele tenha dirigido alcoolizado, ele respondia relembrando as denúncias de corrupção na Petrobras e chamando-a de mentirosa.

— O objetivo dessa estratégia é rebaixar o outro. Não se trata de ganhar um voto para si, mas de fazer o outro perder voto, como ficou claro pelo aumento dos índices de rejeição de Aécio nas pesquisas — afirmou Wagner Mourão, cientista político da Unicamp, referindo-se às últimos pesquisas de Ibope e Datafolha.

Sobre a ausência de temas programáticos, os especialistas afirmam que o formato dos debates do segundo turno não favorece o debate de temas nacionais. No primeiro turno, a presença de candidatos nanicos forçava os candidatos favoritos a se posicionar sobre tópicos como homofobia, aborto e maioridade penal. Agora, em embate direto, nenhum dos dois puxou tais assuntos para a discussão.

— Na propaganda eleitoral até se vê propostas, mas a tendência é que os debates sejam basicamente de embate pessoal — disse o cientista político Cláudio Gonçalves Couto, da PUC-SP.

Para Couto, nenhum dos candidatos conquista votos em um embate com tom tão acusatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário