terça-feira, 21 de outubro de 2014

SEM CONSTAR NO PLANO DE GOVERNO DE FLÁVIO DINO, A CULTURA É A PASTA MAIS COMENTADA

 
Francisco Gonçalves, o mais cotado para ser o novo secretário de cultura

Apesar de não aparecer em nenhum plano de governo de nenhum dos candidatos a governador do Maranhão, principalmente no Plano de Governo do eleito Flávio Dino, a maior especulação fica por parte da pasta Secretaria de Estado da Cultura.
Francisco Padilha - Prestigiado
Esquecida, relegada pra lá do quarto ou quinto plano, a nossa maior expressão, a cultura maranhense vive, ou melhor, agoniza o seu pior momento. Há, sem dúvida, uma total desvalorização dos nossos artistas, cachês mínimos, pouco apoio, pagamentos atrasados, sem falar que o orgão que representava nossos compositores, arranjadores e regentes, a AMAR/SOMBRAS, fechou suas portas, isso pelo simples fato do descaso dos aparelhos gestores, estado/municipiio, de não conseguirem um acordo com o ECAD, e esse embate já dura sete anos.
Por mais incrivel que pareça, apesar da sua “insignificância”, a cultura sempre rendeu votos, já elegeu vereadores, deputados, prefeitos e até governadore(a)s, e hoje é uma pasta que virou motivo de disputa, de longos comentários, de pautas para rádios e televisões, de abaixo assinados.
Renato Dionísio - Elemento surpresa
Quatro nomes são citados em todas as rodas culturais e monções de apoio, abaixo assinado, torcida, discussões, são alguns dos itens que apimentam as especulações em nome de Francisco Gonçalves, Antônio Padilha, Renato Dionísio e Joãozinho Ribeiro.
“Esse cargo é do PT, por isso quem vai assumir é o Francisco Gonçalves, atual presidente da FUNC – Fundação Municipal de Cultura” diz o maestro, cantor e compositor Augusto Bastos.
Para o Jornalista Joel Jacinto, esse filme é antigo, acontece em todas as transições e sempre tem surpresas, “tudo não passa de especulação, é preciso esperar”. Explica.

Comenta-se que o ex-secretário Francisco Padilha, que já exerceu o cargo, goza de um grande prestígio, principalmente pela sua ligação com o ex-governador e deputado federal eleito José Reinaldo Tavares. Outro que corre por fora, é o diretor do Boi Pirilampo, o empresário e compositor RD, Renato Dionisio, que tem uma campanha muito forte entre os donos de brincadeiras. “ Estamos lutando, mas até agora ninguem sabe de nada”, reitera Walasse Godinho, cantor, compositor e parceiro de RD
Joãozinho Ribeiro, o preferido da classe
Já o mais comentado e esperado, Joãozinho Ribeiro, que já foi diretor da FUNC e Secretário de Estado da Cultura, é o preferido pela maior parte da classe cultural, isso pelo trabalho imparcial que fez nas duas casas que comandou. “Ele é um estudioso, está preparado para revolucionar a cultura maranhense”, finaliza o cantor e compositor Chico Saldanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário