sexta-feira, 17 de outubro de 2014

AÉCIO ACUSA IRMÃO DE DILMA DE SER FUNCIONÁRIO FANTASMA DE PIMENTEL; PETISTA CITA PROPINA A TUCANO



 
Os candidatos Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) participaram ontem à noite do segundo debate televisivo do segundo turno. Organizado pelo SBT/UOL/Jovem Pan, o encontro entre os dois presidenciáveis teve início às 18h05m e começou com os postulantes justificando o por que pretendem assumir o mais alto cargo do Executivo. O tucano defendeu sua candidatura para “encerrar um ciclo que fracassou “na economia, com inflação alta e baixo crescimento, além da piora dos indicadores sociais”.

Já a atual presidente se disse defensora de um “projeto que vê na justiça social a única maneira de levar o país ao futuro”. Quase no final do primeiro bloco, Aécio acusou o irmão de Dilma de ser funcionário fantasma do ex-ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel, eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno. E no início do segundo, Dilma citou reportagem na qual o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, teria pago propina ao ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, para esvaziar uma CPI criada para investigar a Petrobras em 2009.

- A senhora conhece o senhor Igor Rousseff? O seu irmão foi nomeado por Fernando Pimentel e nunca apareceu para trabalhar. A diferença é que minha irmã trabalha muito e não recebe nada. O seu irmão não trabalha nada e recebe muito - disse ao , na semana passada, de que Aécio teria praticado nepotismo ao colocar “uma irmã, um tio, três primos e três primas no governo”.

Após as apresentações, tiveram início os ataques de ambos os lados. Aécio alegou que Dilma será a primeira presidente a deixar o governo com a inflação maior que recebeu e apontou as recentes denúncias de desvio de verbas na Petrobras como ponto fraco de seu governo.

— Foram encontradas irregularidades de R$ 18 milhões. A senhora sempre diz que não sabe de nada e que não tem responsabilidade sobre isso. De quem é a responsabilidade por tantos desvios na Petrobras?" — questionou.

Dilma rebateu as acusações dizendo que as revelações só vieram à tona graças às investigações da Policia Federal em seu mandato.

— A Polícia investigou e vai punir implacavelmente, porque reuniu provas, passou para o Ministério Público e agora a Justiça vai julgar. E isso significa que, pela primeira vez, o Brasil vai ter vez o combate efetivo à corrupção. Porque no debate passado eu lhe perguntei onde estão os corruptos da compra de votos? Todos soltos. Onde estão os corruptos do processo do Sivam? Todos soltos. Da privataria tucana, aquela do "limite da irresponsabilidade"? Todos soltos. Eu tenho um compromisso diferente, de investigar. Os governos que não investigam não acham. Assim quando a gente pergunta quais os recursos passados a três rádios e um jornal do senhor, não existe resposta. Essa é a diferença entre nós, eu investigo - disse.

EX-PRESIDENTE DO PSDB TERIA RECEBIDO PROPINA

Logo no início do segundo bloco, a candidata Dilma Rousseff mencionou reportagem publicada pelo site da “Folha de S. Paulo” na qual revela que o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, teria repassado propina ao ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, morto em março deste ano, para que ajudasse a esvaziar uma CPI criada para investigar a Petrobras em 2009.

— Há pouco saiu uma notícia que diz que o ex-diretor da Petrobras afirmou que o ex-presidente do PSDB, Sérgio Guerra, recebeu propina para esvaziar uma CPI. É muito fácil o senhor fazer denúncias. Quando a gente verifica que o PSDB recebeu propina para esvaziar uma CPI o que importa? Importa investigar. Lamento que ele esteja morto. É importante saber quando recebeu, como recebeu e para quê — disse.

Aécio então defendeu uma investigação sobre o caso, porém, ressaltou que há outras denúncias que também precisam de respostas ao lembrar que o tesoureiro do PT, João Vaccari, foi acusado pelo ex-diretor da Petrobras de cobrar propina para conta de campanha

— Candidata, aí já vai uma outra diferença profunda entre nós. Para mim, não importa o partido. A investigação tem que vir, doa a quem doer. Tem algo positivo no que a senhora diz, que dá credibilidade à denúncia do Paulo Roberto. Esse que diz que 2% da propina ia para o seu partido. E o que a senhora fez nesse período? Nada. As denúncias são construídas a partir de uma organização criminosa que atuou dentro da Petrobras. Foram 12 anos em que os cofres da Petrobras foram assaltados. Agora, se a senhora diz que quer ir a fundo, porque o seu partido impediu que o senhor Vaccari fosse depor, que fosse explicar? E digo mais, ele ainda é tesoureiro do seu partido. Pelo menos R$ 4 milhões foram transferidos pelo senhor Vaccari para a sua conta de campanha. Acho que os brasileiros tem que saber, antes das eleições, de onde veio esse dinheiro.









Nenhum comentário:

Postar um comentário